terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pintando as quatro estações do ano de 1999





Sempre persistindo e retratando a natureza, procurei observar a incidência da luz solar em todos os lugares e seus efeitos. No verão durante o acampamento no CCB de Itanhaem, pintei o Porto do Baixio. 
O azul do céu é cinza esverdeado, então fiz uma mistura de azul cobalto, terra de siena natural e branco de titânio, esquentei com terra de siena queimada e amarelo ocre nas nuvens.


MARY YAMANAKA - Itanhaém SP, 60x100cm - 1999







Eu e meu filho, quando ele era adolescente, gostavamos de acampar. Ele se divertia com os amigos e eu pintava no ar livre.
No outono observei e registrei na tela cores mais queimadas e retratei o Centro de Guaratinguetá espelhado no Rio Paraíba do Sul.
O céu se mostrou um pouco violeta, misturei azul de cobalto, vermelho china e branco de titânio, e nas nuvens vermelho china com amarelo ocre e branco de titânio.






 MARY YAMANAKA - Guaratinguetá SP, 70x50cm - 1999









O inverno de São Paulo ocorre um fenômeno climático, a inversão térmica, a umidade do ar fica muito seco, não chove durante o inverno, há muita poluição no ar.
Consegui pintar no Parque do Ibirapuera, fui muito bem agasalhada, pois pintar ao ar livre nesta época é difícel por causa do frio. 
O colorido muda, fica cinzento. O céu fiz com azul de cobalto com laranja  e branco de titânio, e nas nuvens laranja com amarelo ocre e branco de titânio.






 MARY YAMANAKA - Parque do Ibirapuera SP, 50x70cm - 1999







Durante o crescimento do meu filho e sempre fui motorista. Levava meu filho aos passeios pelas estradas, e encontrei pelo caminho durante a Primavera um caminho florido de uma fazenda. Este quadro eu pintei inteiro com pincel, na tentativa de resgatar a pintura com pincel, nossa eu demorei muito, levei vários dias, falta de prática no uso do pincel.


MARY YAMANAKA - Fazenda N Sra de Fátima, 
Sertãozinho SP - 50x70cm - l999








2 comentários:

  1. Ma-ra-vi-lho-sos!

    Em especial, o último (Fazenda N Sra de Fátima).

    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliane Cândida!
    Obrigada pela atenção!
    Beijos,
    Mary Yamanaka

    ResponderExcluir