quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Pintando no Parque do Ibirapuera


''En Plein air'' é uma expressão francesa ''ao ar livre'', pintura orientada na observação direta da natureza e não em referências concebidas ou imagens convencionais ou memórias fotográficas, é a representação da paisagem com base em observação direta.

O objetivo da pintura realizada ''En Plein air'' é investigar e capturar os elementos da luz solar em diferentes momentos do dia sobre a natureza, ou seja, o conjunto de elementos que constitui à área reservada para ser retratada ou interpretada na tela. Os elementos da paisagem se apresentam na sua totalidade, porém ao compor os elementos na tela, o pintor ou desenhista deve ser seletivo, observa e organiza sua composição essencial da cena em seguida os desenha, e assim ele vai se apropriando das cores interpretando e aplicando na cena esboçada realizando sua pintura.

Se você  escolher pintar durante a manhã, deve começar e terminar sua pintura neste período, se necessário voltar outro dia no mesmo local e horário até finalizar a pintura. O mesmo se for durante a tarde. Lembrando que o Sol muda de posição projetando sua luz nos momentos distintos.

Estas telas (33x46cm) pintei nas aulas do Prof. Pascotto em 1991, foram feitas pela manhã.



                                        MARY YAMANAKA - Pq. do Ibirapuera 1 - 1991






                                       MARY YAMANAKA - Pq. do Ibirapuera 2 - 1991






                                           MARY YAMANAKA - Pq. do Ibirapuera 3 - 1991


 




                                                  MARY YAMANAKA - Pq. do Ibirapuera 4 - 1991



 

4 comentários: